A GarBike (loja de bicicletas) vai organizando passeios. Esta é uma rota de um dos passeios de 2016. Este passeio tem 35.66 Km.
Trilhos da Maratona de Outono de 2016. Maratona de 72.12 Km.
Trilhos da Meia Maratona de Outono de 2016. Tem 35.46 Km.
Após uma entrevista com uma trabalhadora da CP chegamos à conclusão de que nenhum evento organizado na Guarda teve parceria com a CP. A pesar disso é possível levar uma bicicleta por passageiro e num máximo de duas por carruagem. Há possibilidade de contactar a CP através do mail lsmoreno@cp.pt dizendo o que se vai passar e qual a probabilidade de fazer o transporte de X bicicletas. Este é o método para se chegar a um acordo com a CP para uma possível parceria entre o evento e os comboios da CP.
Entrevista CP
Entrevista
Eventos
Este Clube foi criado em 1981, por um grupo de entusiastas jovens de escalada e de atividade de montanha. Criaram este clube que não só servia para aproveitar tudo o que tinham de bom à volta da Guarda, nomeadamente no maciço central da serra para todas as atividades de montanhismo mas também para organizar expedições ao Monte Branco, picos da Europa, sítios emblemáticos da Europa que estavam relativamente acessíveis. Com equipamentos que não têm nada a ver com os que temos nos dias de hoje. Acharam interessante criar um grupo de escalada na cidade mais alta de Portugal.
Este é o único clube de montanhismo que existe na Guarda, mas há certas atividades onde outros clubes ou associações também participam (por exemplo caminhada). No BTT é o mesmo assunto, todos os anos têm atividades e é uma delas é de grande dimensão, com aproximadamente 400 participantes. Também existe outros clubes que organizam eventos na Guarda.
João Rodrigues
Percursos Invernal BTT
Maratona de 61,897 Kms
Meia Maratona de 40,122 Km
Percurso Garbike
Percursos Maratona BTT Manteigas "TRILHOS D´OUTONO"
João é um atleta licenciado em desporto. Tudo começou aos 12 anos quando foi desafiado por si próprio a ser o melhor e é isso que o mantém motivado atualmente. Dentro do BTT já participou em quase todas as competições nacionais, estando neste momento mais focado no enduro (mistura entre o Cross Country e o Downhill).
A Guarda é uma das melhores localidades de Portugal para se praticar ciclismo, devido às suas suas caracteristicas íngremes com zonas de elevada altitude, ao terreno irregular, à beleza das paisagens e ao seu nível de dificuldade que tantos atletas procuram. Um dos exemplos é a Volta a Portugal que passa pelo distrito da Guarda.
Desporto
João refere que um dos seus maiores obstáculos é a nível financeiro devido à falta de patrocínios, mas que teve sempre o apoio da sua família. Outro dos obstáculos é a competição a nível internacional, visto que lá é possível fazer vida do ciclismo, existindo sempre a oportunidade de se ir evoluindo, havendo uma diferença na performance do atleta.
Considera a Guarda se não o melhor sítio do país para se treinar, então está nos 3 melhores, sem dúvida. Pela sua altitude, ou seja, pelas montanhas com relevo elevado, permite-lhe descer e treinar a sua técnica da melhor forma possível. O lado negativo é que se precisa de mais praticantes para manter e construir mais pistas.
Correu uns 4 ou 5 meses a nível internacional. No circuito mundial participou este ano, felizmente com o apoio da Câmara (pela primeira vez). No ano passado venceu a taça de Portugal e de certa forma foi reconhecido pelo trabalho que fez e assim conseguiu participar pela primeira vez num circuito mundial, até aí tinham sido provas espanholas que são internacionais, mas é diferente.
Volta a Portugal
6ª Etapa da 78ª Volta a Portugal. A Guarda foi a etapa rainha.
Gráfico onde se indica em que anos participaram, os distritos indicados, na Volta a Portugal.